Chegar sempre em segurança: com o apoio de sistemas de assistência inovadores para uma maior segurança na condução, tal como o Active Brake Assist 5287, 285, 3021, instalado de série, o esforço dos motoristas é reduzido ativamente. O veículo e a carga são preservados e a eficiência é aumentada em cada viagem.
A segurança é a base do nosso ADN.
Camiões muito seguros são um grande progresso para todos os utentes da via. São também mais eficientes porque apoiam dando suporte ao condutor. Por isso, toda a nossa experiência de mais de 45 anos é dedicada ao desenvolvimento de sistemas de assistência inovadores.
As vantagens em resumo.
- Extenso equipamento de segurança de série, incl. Active Brake Assist 5287, 285, 3021, Assistente de Controlo de Estabilidade, Assistente de Faixa de Rodagem287, 3020 e Attention Assist65, 287
- Sistema de regulação de distância98, 287 com função stop-and-go, Sideguard Assist248, 2020, 287/Active Sideguard Assist248, 287, Assistente de sinais de trânsito256, 287, travão de estacionamento eletrónico, Assistente de controlo de estabilidade para reboques245, 246, 287
- MirrorCam1, 271, 287 para melhor visibilidade e ainda mais segurança
- Segurança adicional devido a luzes diurnas automáticas em LED, faróis principais em LED1, faróis traseiros em LED1, luzes de máximos/médios/direcionais1, faróis dianteiros de nevoeiro1 e iluminação Follow-me-Home
MirrorCam1, 271, 287.
Disponível para o Arocs.
No lugar dos espelhos retrovisores internos tradicionais, o novo Arocs é equipado com o inovador e sofisticado MirrorCam1, 271, 287 aerodinâmico. Poupa até 1,3 % de combustível e oferece uma vista otimizada tanto para trás, como na zona do pilar A. Além disso, o MirrorCam1, 271, 287 proporciona ainda mais segurança nas manobras, na mudança de direção e de faixa de rodagem pelo seguimento da imagem da câmara.
O sistema de câmeras consiste em duas câmaras com imagem de alta resolução, montadas na estrutura do tejadilho e rebatíveis. As suas imagens são transmitidas na zona do pilar A em dois displays a cores de 15,2'', ou seja, 38,6 cm. Para melhor avaliação do tráfego, o condutor é apoiado pela indicação de linhas de apoio e distância coloridas no respetivo monitor assim que ativa a luz indicadora de direção e a velocidade estiver acima de 30 km/h. A indicação de avisos em grandes ângulos de flexão nas manobras dá apoio adicional.
Assistente de sinais de trânsito2022, 287.
O sistema de assistência opcional apoia o condutor no reconhecimento de determinados sinais de trânsito em tempo real e mostra-lhe até dois dos mesmos no painel de instrumentos combinado, aumentando assim a segurança. Para além disso, fornece informações ao condutor, por exemplo, no caso de ser ultrapassado o limite de velocidade.
Além de limites de velocidade e proibições de ultrapassagem e do seu levantamento, o Assistente de Sinais de Trânsito reconhece também placas de aviso.
Active Brake Assist 5287, 285, 3021
A quinta geração do sistema apoia o condutor na medida em que, sob condições ideais dentro dos limites do sistema, pode efetuar uma travagem a fundo perante objetos imóveis ou em movimento e uma travagem parcial ou a fundo perante peões em movimento, podendo mitigar ou evitar totalmente um acidente.
Saiba mais aqui sobre o Active Brake Assist:
Disponível para o Arocs.
Outros sistemas de assistência.
Assistente do Controlo de Estabilidade do reboque245, 246.
O sistema aumenta a segurança de condução, estabilizando e travando preventivamente e de forma moderada o veículo e reboque/semirreboque em possíveis situações de condução críticas.
O assistente estabiliza o camião travando ativamente o reboque/semirreboque quando o pedal do acelerador está desacoplado em curvas. Nessa situação, o efeito do travão motor também é considerado.
Integração da câmara.
A pré-instalação da câmara, disponível de fábrica como opção, permite a montagem rápida e simples de um total de quatro câmaras analógicas, algo que pode aumentar a segurança por exemplo em manobras.
Travão de estacionamento, eletrónico.
A ativação é automática ao desligar o motor – podendo, contudo, também ligar-se e desligar-se no cockpit, acionando a alavanca. Para maior segurança, o travão de estacionamento eletrónico também é automaticamente ativado ao abrir a porta com o motor em funcionamento e a uma velocidade de 0 km/h. A função HOLD integrada é ativada com o veículo parado, por exemplo num semáforo vermelho ou antes de uma subida, acionando simplesmente o pedal do travão com uma pressão maior. A função desativa-se ao acionar novamente o pedal do acelerador. Assim evita-se também que o veículo deslize com perigo para trás ao arrancar numa subida.
Sideguard Assist248, 2020/Active Sideguard Assist248
O Sideguard Assist248, 2020 e Active Sideguard Assist248 podem apoiar o condutor na mudança de direção ou de faixa de rodagem, detetando, em determinadas circunstâncias, objetos estáticos ou em movimento na zona de alerta, à direita, ou na trajetória percorrida pelo veículo201, 211 e alertando visual e acusticamente o condutor em caso de perigo.
Disponível para o Arocs.
Luzes de máximos/de médios e luz direcional automáticas1.
O sistema de faróis, disponível como opção, contribui para uma maior segurança por via de uma iluminação otimizada da faixa de rodagem. Além das luzes diurnas em LED, integra também uma luz de máximos e de médios automática, uma luz direcional automática1 e faróis dianteiros de nevoeiro automáticos1.
Em função da velocidade e da viragem do volante, o farol dianteiro de nevoeiro no interior da curva é automaticamente ativado durante a mudança de direção, ficando a área da curva mais iluminada. Além de que o ligar e desligar automáticos da luz de máximos representam um aumento adicional do conforto e da segurança de condução.
Faróis traseiros em LED1.
Os faróis traseiros em LED1, disponíveis como opção, transmitem sinais inequívocos, sobretudo pela função de luz indicadora de direção, que indica a direção mediante um impulso de luz que corre de dentro para fora.
Os equipamentos podem variar em função do tipo de veículo e da configuração selecionada.